PLENÁRIO APROVA PRAZO DE 60 DIAS PARA DEVOLUÇÃO DO IR
Segundo a proposta, o imposto a ser restituído terá acréscimo de juros calculados com base no mesmo índice utilizado para atualização dos créditos da União, a partir do primeiro dia do exercício financeiro seguinte ao ano-base. Juros de mora de 1% ao mês ou fração incidirão sobre o montante caso a restituição não se efetue no prazo de 60 dias.
Ao defender o projeto em plenário nesta quinta-feira, Pedro Simon ressaltou a aprovação tranqüila obtida nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE). Disse que o projeto é absolutamente justo porque estabelece prazo para a restituição de uma contribuição que vem sendo paga desde janeiro do ano anterior.
O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) louvou a iniciativa e a sensibilidade de Simon "num assunto que é crucial para quem tem no seu contracheque esse desconto na fonte para recebê-lo não se sabe quando". Nabor Júnior (PMDB-AC) manifestou-se a favor do projeto observando que estabelece justiça fiscal, já que não faz sentido a demora de quase dois anos para que o contribuinte receba o imposto pago a mais, enquanto Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) expressou o apoio de seu partido à proposta.
28/10/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PODERÁ SER DE 60 DIAS
PLENÁRIO VAI EXAMINAR PROJETO QUE DÁ 60 DIAS PARA DEVOLUÇÃO DE IR
PLENÁRIO VAI EXAMINAR PROJETO QUE DÁ 60 DIAS PARA DEVOLUÇÃO DE IR
Aprovado prazo de 15 dias para devolução de valores pagos indevidamente pelo consumidor
Plenário aprova MP que dá dez anos de prazo para revisão de aposentadorias
PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DE IR ESTÁ NA PAUTA DA CAE