Plenário deve fazer nesta quarta última votação da Previdência



O plenário do Senado deve fazer nesta quarta-feira (10) a segunda e última votação da reforma da Previdência. Se aprovada, ela será promulgada pelos presidentes da Câmara e do Senado, entrando em vigor assim que for publicada no Diário Oficial do Congresso. No primeiro turno, a reforma foi aprovada por 55 votos a favor e 25 contrários.

Nesta terça-feira (9), foi feita a última discussão da matéria no plenário, quando cinco senadores criticaram a proposta e um deles, Efraim Morais (PFL-PB), manifestou seu receio de que os deputados não venham a votar a -emenda paralela- da Previdência, onde se encontram as alterações que o governo aceitou na reforma, no Senado.

Foram apresentadas nove emendas de redação em plenário, o que obrigou a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a examiná-las em reunião que começou poucos minutos antes da meia-noite desta terça-feira (9). O relator da reforma, senador Tião Viana (PT-AC), aceitou quatro das emendas, que deverão deixar o texto mais claro.

No último dia de discussão em Plenário, numa sessão que terminou às 23h40, ocuparam a tribuna os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Efraim Morais (PFL-PB), Mão Santa (PMDB-PI) e Heloísa Helena (PT-AL). Mão Santa leu carta recebida de uma funcionária pública prestes a se aposentar questionando as razões do governo para acabar com a paridade dos aposentados (reajustes iguais aos ativos) e a cobrança da contribuição previdenciária de 11%.

A última votação da Previdência deve começar por volta das 15h30 desta quarta-feira (10), com transmissão ao vivo pela TV Senado e pela Rádio Senado.



09/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório da Previdência deve ser lido em Plenário nesta quarta

Senado deve encerrar nesta quarta votação da reforma da Previdência

Emenda de redação adia para quarta-feira a última votação da reforma da Previdência

REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVE TER VOTAÇÃO FINAL NA QUARTA-FEIRA

REFORMA DA PREVIDÊNCIA ENTRA EM VOTAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA

VOTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA CONTINUA NESTA QUARTA-FEIRA NA CCJ