Plenário deve votar aumento de recursos para universidades amazônicas



A proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece um percentual de recursos do orçamento para investimento nas universidades da região amazônica é um dos itens da pauta do Senado para esta terça-feira (27). De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), a PEC está pronta para votação em segundo turno e determina que as instituições federais de ensino superior localizadas na região terão direito a 0,5% dos recursos provenientes dos Impostos de Renda e sobre Produtos Industrializados (IPI). A verba deverá ser aplicada em programas de ensino, extensão e pesquisa voltados para o desenvolvimento sustentado.

Outro item da pauta é o projeto que impede o pagamento de juros compensatórios de 12% ao ano que incidam sobre a indenização paga por desapropriação para fins de reforma agrária. A proposta também proíbe o pagamento de indenização pela vegetação que ocupa o imóvel desapropriado. Em segundo turno, o Plenário deverá votar proposta de emenda à Constituição do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que estabelece gratuidade para o registro e a primeira emissão das certidões de nascimento, casamento e óbito.

O Senado também vota indicações da Presidência da República de José Leôncio de Andrade Feitosa para o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar, e de embaixadores no Canadá, Macedônia, Islândia e Guatemala.



23/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado aumento de recursos para universidades amazônicas

Senado decide sobre recursos para universidades amazônicas

CE deve votar aumento na porcentagem de mestres e doutores nas universidades

Senado deve votar hoje empréstimo para estados e municípios e aumento de recursos para a Educação

Plenário deve votar as mudanças no Minha Casa, Minha Vida e o aumento de Itaipu

Plenário vota recursos para universidades na Amazônia