CCJ APROVA EMENDAS DE PLENÁRIO À PROPOSTA QUE ACABA COM "GUERRA FISCAL"



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) aprovou hoje (dia 18) substitutivo do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) acatando quatro das seis emendas de plenário à proposta de emenda constitucional do senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) que dá poderes ao Senado para definir as condições em que os estados e o Distrito Federal poderão conceder benefícios fiscais referentes ao ICMS.

Segundo Ornelas, o objetivo da proposição é acabar com a chamada "guerra fiscal" entre os estados, para atração de empresas. De acordo com o substitutivo, os estados e o Distrito Federal poderão conceder isenção ou benefício fiscal, desde que obedecendo aos critérios a serem definidos por resolução do Senado - de iniciativa do presidente da República ou de um terço dos senadores, aprovada pela maioria absoluta de seus membros.

O substitutivo prevê ainda que as isenções, incentivos e os benefícios fiscais, creditícios e financeiros relativos ao ICMS ficam mantidos pelo prazo determinado originalmente, desde que concedidos até a promulgação da emenda constitucional proposta por Ornelas.

Os subsídios, isenções, reduções de base de cálculo, concessões de crédito presumido, anistia ou remissão relativos a impostos, taxas ou contribuições só poderão ser concedidos mediante lei específica federal, estadual ou municipal, diz ainda o substitutivo.A proposta será submetida a votação em primeiro turno, pelo plenário.



18/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário faz última votação de emenda que acaba com guerra fiscal

Plenário faz última votação de emenda que acaba com guerra fiscal

Plenário começa discussão final da PEC que acaba com guerra fiscal

Ministério da Fazenda apresenta proposta do governo para acaba com ‘guerra fiscal’

PROJETO DE OSMAR DIAS ACABA COM GUERRA FISCAL

Governador pede que Sarney apoie diálogo com STF sobre súmula que acaba com guerra fiscal