Plenário do Senado aprova três acordos internacionais



O Plenário do Senado aprovou, durante a sessão deliberativa desta quarta-feira (14), três Projetos de Decreto Legislativo (PDS) que aprovam textos de acordos internacionais celebrados pelo Brasil. A votação foi simbólica e os três projetos irão agora a promulgação.

O PDS 481/09 aprova os textos dos Atos da União Postal Universal (UPU), aprovados em seu 23º Congresso, em Bucareste, em 5 de outubro de 2004. Os documentos aos quais o projeto se refere são o 7º Protocolo Adicional à Constituição da UPU; o Regulamento Geral da UPU; a Convenção Postal Universal e Protocolo Final e o Acordo referente aos Serviços de Pagamento dos Correios. O relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) foi o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), que apresentou voto por sua aprovação.

O PDS 658/09 aprova o texto do acordo entre o Brasil e a Alemanha sobre Cooperação Financeira, de 24 de outubro de 1991, relativo ao Projeto Saneamento Básico Ceará 2, concluído em 28 de junho de 2004. O relator na CRE foi o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que apresentou voto favorável à matéria.

Já o PDS 659/09 aprova o texto do Acordo sobre Transferência de Pessoas Condenadas entre o Brasil e Moçambique, assinado em Maputo, em 6 de julho de 2007. Segundo o texto do acordo, ambos os países concordam em prestar, mutuamente, a "maior cooperação possível em todas as questões relativas à transferência de pessoas condenadas". Na CRE, o projeto foi relatado pelo senador Flávio Torres (PDT-CE), que deu voto favorável à aprovação da matéria.

Os três projetos foram aprovados graças a acordo entre as lideranças partidárias, conforme frisaram, em Plenário, o presidente José Sarney e o líder do DEM, senador José Agripino (RN). Logo depois foi encerrada a ordem do dia. 



14/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova três acordos internacionais

Senado aprova três acordos internacionais

Senado aprova três acordos internacionais

Senado aprova três acordos internacionais

Plenário do Senado aprova acordos internacionais

Plenário do Senado aprova acordos internacionais