PLENÁRIO VAI EXAMINAR PROJETO QUE PROÍBE "OPERAÇÕES ATÍPICAS" DO BC



Um dos projetos sugeridos pela CPI dos Bancos e que deve ser apreciado em plenário na próxima quarta-feira (dia 5) define que o Banco Central somente poderá realizar operações de política cambial e monetária por meio das chamadas instituições "dealers" - aquelas que ficam responsáveis pela compra e venda de dólares junto a terceiros, quando o BC quer negociar.
Dessa forma, o Banco ficará proibido de realizar negociações diretas no mercado futuro de dólar, como as realizadas, ano passado, junto aos Bancos Marka e FonteCindan - e seus fundos - após o fechamento dos pregões de Bolsa Mercantil e de Futuros. Tal fato foi amplamente criticado pelos senadores da CPI.
- Isto irá permitir que essas operações sejam realizadas em condições de mercado e mediante práticas equitativas - destaca em seu relatório o senador João Alberto Souza (PMDB-MA). A medida prevê que as únicas exceções serão feitas às operações de redescontos, de empréstimos de liquidez e outras que tenham sido expressamente autorizadas pelo Conselho Monetário Nacional.
A proposta acrescenta parágrafo à lei que dispõe sobre a política e as instituições monetárias, bancárias e creditícias e que cria o Conselho Monetário Nacional, editada em 1964.

03/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLENÁRIO VAI EXAMINAR PROJETO QUE PROÍBE "OPERAÇÕES ATÍPICAS" DO BC

Plenário deve examinar nova regra para operações de crédito

CCJ vai examinar projeto que proíbe jateamento de areia

CAS VOLTARÁ A EXAMINAR PROJETO QUE PROÍBE COMÉRCIO DE SANGUE

PLENÁRIO VAI EXAMINAR PROJETO QUE DÁ 60 DIAS PARA DEVOLUÇÃO DE IR

PLENÁRIO VAI EXAMINAR PROJETO QUE DÁ 60 DIAS PARA DEVOLUÇÃO DE IR