Plenário vota na quarta o projeto que altera cobrança do ISS
A pedido do relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o Plenário adiou para esta quarta-feira (3) a votação do projeto de lei da Câmara (PLC nº 70/2002), que tramita em conjunto com o projeto de lei do Senado (PLS nº 400/2003), que alteram a lista de atividades atingidas pelo Imposto Sobre Serviços (ISS). Segundo Jucá, a complexidade da matéria e o grande número de emendas apresentadas pelos parlamentares exigem mais tempo para sua deliberação.
O líder do PFL, senador José Agripino (RN), e o do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), saudaram a decisão de Jucá, que, para eles, favorece a negociação. De acordo com Jucá, o projeto da Câmara corrige erro que permaneceu na Lei Complementar nº 116/2003, restringindo a tributação de ISS dos serviços gráficos àqueles prestados ao consumidor final.
O projeto da Câmara, ainda segundo Jucá, prevê a solução para o conflito entre estados, municípios e contribuintes em relação à possibilidade de o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ser cobrado de empresas que utilizam material das indústrias gráficas como insumo em seus produtos. A incidência do ICMS recairá apenas sobre os serviços gráficos que forem destinados a posterior operação de comercialização ou industrialização. Dessa forma, esclarece Jucá, o projeto evita a cumulatividade nessa tributação.
Já o PLS 400, que institui o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), foi considerado prejudicado por Romero Jucá.
02/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado vota emenda que altera a cobrança do ICMS do petróleo
Senado vota emenda que altera a cobrança do ICMS do petróleo
MP que altera cobrança de tributo sobre lucro no exterior pode impedir votações no Plenário
Plenário vota na quarta projeto que recomenda perda de mandato de Renan
Projeto que altera regras da cobrança do ISS volta à pauta na próxima semana
Plenário vota autorização para cobrança de serviços em hospitais universitários