Senado vota emenda que altera a cobrança do ICMS do petróleo



Em segundo turno, o Senado vota nesta quinta-feira (11) proposta de emenda à Constituição do senador Geraldo Melo (PSDB-RN) que transfere dos estados consumidores para os estados produtores a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) nas operações interestaduais com petróleo, lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos e energia elétrica.

Em agosto passado, essa proposta esteve prestes a ser votada em plenário, mas senadores das regiões Sul e Sudeste, onde se concentram os maiores mercados consumidores de combustível, alegaram que seus estados sofreriam enorme perda na arrecadação do ICMS. Geraldo Melo argumenta exatamente que a não incidência desse imposto nos estados produtores de petróleo significa uma injustiça com suas populações.

Também nesta quinta-feira, será votado projeto que autoriza o governo brasileiro a negociar no mercado internacional um crédito de US$ 3,4 bilhões que mantém com a Polônia. Conforme emenda do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), do total dos créditos do Brasil com esse país, 10% poderão ser utilizados na compra de armamentos para reequipar as divisões do Exército Brasileiro que operam na Amazônia.

Será votado ainda projeto estabelecendo que a aposentadoria facultativa ou por invalidez dos tabeliães e oficiais de registro seguirá as mesmas regras adotadas para os trabalhadores da iniciativa privada, permanecendo inaplicável a aposentadoria compulsória por idade, como ocorre com os funcionários públicos.

10/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota emenda que altera a cobrança do ICMS do petróleo

Adiada votação da emenda que muda cobrança de ICMS sobre petróleo

Emenda sobre cobrança de ICMS na venda de petróleo vai à votação quinta

Senado transfere para o estado produtor a cobrança de ICMS nas operações com petróleo

Senado vota proposta que autoriza produtores de petróleo a cobrar ICMS

Senado vota nesta terça PEC isentando de ICMS operações de petróleo e energia elétrica