PMDB vai defender subteto único nos estados



O PMDB vai defender o estabelecimento de um subteto único para os estados, para não prejudicar os funcionários que integram as carreiras de Estado. Isto seria resolvido no âmbito da primeira proposta de reforma previdenciária - a que já foi votada na Câmara. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), após reunião da bancada, que contou com a participação do presidente do Senado, José Sarney. Outros seis dispositivos do sistema previdenciário, que também são relevantes para o PMDB, seriam tratados no corpo da chamada emenda -paralela-, que deve ser votada após a aprovação do texto principal da reforma.

Sobre a proposta de reforma tributária, o líder afirmou que o partido concordou em votar os destaques ao texto de Jucá, na CCJ, mas vai defender a mesma posição de alguns governadores, especialmente os dos estados do Centro-Oeste, que exigem a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional com recursos de monta, capazes de justificar o fim da guerra fiscal.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que visitou os líderes das bancadas no Senado, disse que seu estado não aceita o fundo que está sendo proposto pelo governo na reforma tributária. Conforme observou, o volume de recursos deste fundo é insuficiente e vai prejudicar significativamente a região Centro-Oeste. O fundo ideal, acrescentou, deveria ser composto por cerca de R$ 20 bilhões e não por apenas R$ 2 bilhões, como propõe o governo.

- O fundo sugerido é esdrúxulo e não vai valer de nada. Se não for corrigido, é melhor deixar o sistema tributário do jeito que está - afirmou.

A reunião, que durou cerca de uma hora, contou com a presença do relator da proposta de reforma tributária na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Romero Jucá (PMDB-RR), que ouviu reivindicações dos integrantes de seu partido sobre a matéria. A bancada irá realizar uma outra reunião, na semana que vem, para debater o assunto novamente.



05/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi destaca implantação de subteto único no Rio Grande do Sul

Tião Viana não concorda com subteto único na reforma da Previdência

Renan diz que PMDB quer mudar subteto em plenário

Geraldo Mesquita conclama PMDB a defender direitos dos servidores

Pedro Simon volta a defender candidatura própria do PMDB à presidência da República

PMDB reúne-se na terça-feira para escolher candidato único à sucessão de Renan