Por que Ciro é o Nº 2




- Por que Ciro é o Nº 2

- Porque é honesto, na opinião da maior parte dos eleitores. Pelo menos, tanto quanto seu maior adversário, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Mais capaz, porém. E também mais sincero e decidido. Com maior visão do futuro. É assim que os brasileiros que votarão no próximo dia 6 de outubro vêem o candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes.

Pesquisa feita com exclusividade pelo Instituto Vox Populi para o "Correio" mergulha no imaginário do eleitorado sobre as qualidades dos homens que disputam a sucessão do presidente Fernando Henrique Cardoso. E mostra que o crescimento de Ciro, ao contrário da torcida de seus adversários, não é fenômeno passageiro. (pág. 1 e 6 a 9)

- Foi-se o tempo em que Brasília era terra emprestada a goianos, nordestinos e cariocas. Hoje, os brasilienses são maioria - 57% da população local. Quem aqui nasceu e cresceu, acompanhou a pacata cidade com ares de interior transformar-se em uma metrópole. (pág. 1 e 14)

- Bem longe da metrópole modernista, ainda no Distrito Federal, há povoados e lugarejos com nomes insólitos, divertidos, desengonçados, interioranos. São os rastros da história antiga desse território que um dia foi Goiás.

Lugares como Café sem Troco, assim chamado porque o boteco na rodovia nunca tinha moedas para os clientes. Ou Queima Lençol, ponto de parada da Coluna Prestes, em sua passagem pelo Planalto Central rumo ao Nordeste. Ou Brocotó, Boqueirão, Almécegas, Catingueiro, Saco Grande, Cariru. (pág. 1 e 15)

- A escola é lugar onde os estudantes se sentem mais à vontade para discutir sexo e doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Uma pesquisa da Unesco aponta que 72% dos jovens se informam sobre o assunto no colégio. Mesmo assim, não estão satisfeitos com o desempenho dos professores. Eles reclamam que as aulas não abordam preconceitos e limitam-se a explicações técnicas. (pág. 1, 22 e 23)

- Se as eleições para governador fossem hoje, seria grande a possibilidade de não haver segundo turno em Minas Gerais. Pesquisa do Instituto EM Data, feita entre 13 e 16 de julho, com 1.100 pessoas, em 64 municípios mineiros, mostra que o candidato do PSDB, deputado federal Aécio Neves, tem três pontos percentuais a mais que a soma de todos os adversários.

Só há segundo turno quando nenhum dos candidatos tem maioria absoluta, ou seja, menos que a soma dos outros adversários. (...) (pág. 3)

- Por alguns minutos, os nova-iorquinos pensaram que o fantasma do terrorismo voltava a assombrar a cidade. O incêndio no gerador de uma usina termelétrica deixou em alerta as forças de segurança norte-americanas e cobriu de fumaça o sul da ilha de Manhattan. As linhas do metrô ficaram desertas e os prédios vizinhos foram esvaziados. No fim da tarde, os bombeiros apagaram o fogo. (pág. 1 e 20)


Topo da página



07/21/2002


Artigos Relacionados


Por que Ciro é o Nº 2

Ciro cai nos braços do PFL

Ciro e Serra

ACM DIZ QUE CIRO É QUE PRECISA SE EXPLICAR

Brizola rompe com Ciro

Ciro: "FHC manipula cargos"