Prefeitos recebem apoio dos senadores por mudanças na reforma tributária
A Mobilização Nacional em Defesa dos Municípios, chamada -Marcha dos Prefeitos-, reuniu mais de 3 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta quarta-feira (10). O presidente da Frente Parlamentar Pró-Municípios, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), acompanhou toda a marcha, desde a concentração em frente à Catedral até a reunião no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
Em discurso, Suassuna garantiu que pretende negociar ao máximo a proposta de reforma tributária enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional, a fim de garantir uma repartição mais justa da arrecadação tributária. Ele sugeriu aos prefeitos que procurem os deputados e intercedam junto a eles no sentido de minimizar o impacto da reforma nas contas dos municípios. A proposta está tramitando na Câmara e ainda será votada em primeiro turno.
Apesar de a mobilização ser contra o projeto de reforma tributária, Ney Suassuna fez questão de reiterar que o movimento não é de oposição ao governo, mas sim em defesa dos municípios.
- É na cidade onde vivemos, é nos municípios menores que o cidadão se apóia na prefeitura desde o nascimento até a morte. Daí a importância de os recursos serem mais bem distribuídos - disse.
Suassuna voltou a ressaltar que o movimento é suprapartidário e, portanto, aceita o apoio de todos. Para comprovar que não é contra o governo, ele destacou a presença do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado, no encontro. A ressalva foi feita após as críticas de alguns prefeitos aos parlamentares petistas.
De acordo com Suassuna, a marcha certamente sensibilizou os senadores, tendo em vista que vários participaram do movimento, entre os quais Romeu Tuma (PFL-SP), José Agripino (PFL-RN), Leonel Pavan (PSDB-SC), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Jorge Bornhausen (PFL-SC), Marco Maciel (PFL-PE), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Aelton Freitas (PL-MG) e Aloizio Mercadante (PT-SP), além do presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP).
10/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias pede apoio às reivindicações dos prefeitos na reforma tributária
Senadores criticam mudanças feitas na PEC da reforma tributária
Audiência com prefeitos encerra debates sobre reforma tributária na CCJ
Renan defende participação dos prefeitos no debate da reforma tributária
Prefeitos de capitais apresentam sugestões sobre reforma tributária
Reforma tributária: CCJ adia para quarta audiência pública com prefeitos