Preocupado com licenças ambientais para hidrelétricas, Raupp aponta para alternativa nuclear



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) alertou para a possibilidade de as usinas hidrelétricas do complexo do Rio Madeira (RO) e Rio Xingu (PA) não saírem do papel, diante das dificuldades em relação à concessão das licenças ambientais para sua construção. A seu ver, se essa ameaça se concretizar, a única alternativa para uma anunciada crise de energia elétrica no Brasil, em futuro próximo, será a construção de usinas nucleares, consideradas ambientalmente mais limpas que as usinas termelétricas a diesel e a carvão, mas de custo elevado.

Esta possibilidade já estaria sendo estudada pelo governo, disse Raupp nesta quarta-feira (27), manifestando novamente seu desapontamento com a falta de uma solução do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para as usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira e Belo Monte, no Rio Xingu. Estas obras foram incluídas na distribuição de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas esbarraram na concessão de licenças ambientais pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Valdir Raupp lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou, em discurso em São Paulo, que as usinas hidrelétricas da Região Norte "são as principais obras do PAC para o setor elétrico", acrescentando, na ocasião, "que o Brasil necessitadessas usinas com urgência porque tem a responsabilidade de crescer economicamente". Ressaltou também que a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, deu até prazo para o início das obras das hidrelétricas.

- É bom lembrar, então, que já decorreu um razoável espaço de tempo sem que essas previsões manifestadas pelas autoridades dessem sinal de estar avançando. Agora, a greve do Ibama deverá levar a definição a um prazo ainda maior - lamentou o parlamentar.

27/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Minc aponta redução de tempo na liberação de licenças ambientais

Ministra da pesca pede agilidade para concessão de licenças ambientais

Silas: Minas e Energia e Meio Ambiente ainda divergem sobre velocidade na concessão de licenças para hidrelétricas

Criação de peixes em represas de hidrelétricas é alternativa de renda para ribeirinhos

Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabelece critérios para licenças ambientais a empreendimentos

Audiência pública debate problema com licenças ambientais para usina de Belo Monte