Mozarildo manifesta preocupação com eleições municipais e propõe mudanças no processo eleitoral



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (10), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) demonstrou preocupação com as eleições municipais deste ano. O senador disse que é preciso atenção com o uso da máquina pública em favor de alguns candidatos e pediu a atenção da Justiça Eleitoral.

Mozarildo defendeu mudanças na realização das eleições. Para o senador, as eleições federais e estaduais deveriam ser realizadas em momentos distintos. Governador, deputados estaduais, prefeito e vereadores deveriam ser eleitos em um mesmo momento. Em outra oportunidade, seriam eleitos o presidente da República, senadores e deputados federais. Assim, na visão do senador, as influências de governo estadual e União seriam menores nas eleições municipais.

- Teríamos eleições federais separadas das estaduais – explicou.

Mozarildo lembrou que 57% da área do estado de Roraima pertencem à União, como reservas indígenas e ecológicas. Ele ressaltou que embora o estado tenha apenas 15 municípios, em termos de área territorial, alguns desses municípios são maiores do que estados.

- Esses municípios têm, de fato, muito mais problemas do que aqueles que têm mais habitantes – disse o senador, chamando a atenção para as peculiaridades do estado que representa.

Mozarildo disse, ainda, que o juiz eleitoral deveria ser concursado. Hoje, é feito um revezamento entre juízes de outras instâncias. A medida, na avaliação do senador, seria uma forma de fortalecer a Justiça Eleitoral e evitar interferências. Ele lamentou que muitos processos de eleições passadas ainda estejam sendo julgados em plenas eleições de 2012.

Mozarildo ainda criticou o governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), que, segundo disse, tem feito reuniões em repartições públicas em apoio a determinados candidatos. O parlamentar aproveitou para elogiar as propagandas da Justiça Eleitoral, que pedem que o cidadão vote de forma consciente, e pediu eleições limpas e justas.

- É preciso dar condições para que o cidadão vote de forma livre, consciente e que não esteja sujeito a pressões de qualquer ordem – afirmou.



10/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidência do Parlamento manifesta preocupação com radicalização do processo político boliviano

Zambiasi propõe segundo turno em eleições municipais

Mozarildo Cavalcanti defende alterações no processo eleitoral

Mudanças em processo eleitoral e nas votações do Congresso estão na pauta da CCJ

Mozarildo propõe mudanças nas pesquisas eleitorais

Mozarildo propõe mudanças na lei de proteção às testemunhas