Presidente da Anac fala à Comissão de Infraestrutura sobre Operação Porto Seguro
O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, será ouvido na próxima quarta-feira (12), a partir das 14h, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Guaranys foi convidado a prestar esclarecimentos ao Senado sobre a atuação de Rubens Vieira, ex-diretor da agência suspeito de envolvimento em fraudes na Anac, de acordo com investigação da Polícia Federal na Operação Porto Seguro.
Na operação, a PF também apontou o envolvimento num esquema de pareceres técnicos fraudulentos de José Weber Holanda, adjunto do Advogado-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams; da ex-chefe-de-gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha; e do ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, irmão de Rubens.
De acordo com o autor do requerimento da reunião, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), em razão da gravidade dos fatos revelados pela operação da PF, tornou-se imprescindível o comparecimento do diretor-presidente da Anac ao Senado.
Segundo Alvaro Dias, o esquema de corrupção descoberto pela PF não é caso isolado, mas está infiltrado por toda a administração federal e envolve diversos crimes como corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa, formação de quadrilha, tráfico de influência, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica e falsificação de documento particular.
07/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adiado depoimento do presidente da Anac sobre Operação Porto Seguro
Operação Porto Seguro: CI ouvirá dirigentes da Anac sobre venda de pareceres técnicos
CMA ouve presidente da ANA sobre operação Porto Seguro
CMA rejeita convite a Pimentel sobre Operação Porto Seguro
Encerrados depoimentos de ministros sobre Operação Porto Seguro
Senadores querem ouvir ministro da Justiça sobre Operação Porto Seguro