Presidente da Codevasf depõe na comissão que avalia revitalização do São Francisco



O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Airson Bezerra Lócio, participa nesta terça-feira (13), às 14h30, de reunião da comissão especial que acompanha o Projeto de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Como presidente da autarquia, Lócio tem informações sobre o aproveitamento do solo banhado pelo rio para agricultura, pecuária e a agroindústria.

A Codevasf existe desde 1974 e uma de suas principais missões é desenvolver projetos de irrigação, atuando nos estados banhados pela Bacia do São Francisco - Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e parte do Distrito Federal - num total de 640 mil km². O objetivo da autarquia é ampliar a área produtiva, com a introdução de novas tecnologias e culturas por meio da agricultura irrigada.

O relator da comissão, senador Waldeck Ornélas (PFL-BA), defendeu, durante a audiência do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares, na comissão, que o Orçamento de 2002 preveja mais recursos para a revitalização do São Francisco, que passa por um grave processo de degradação. Em 2001, disse o relator, foram destinados R$ 80 milhões para o projeto de conservação e revitalização, mas a proposta orçamentária de 2002 destina menos da metade desse valor para o Rio São Francisco. A comissão especial é presidida pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e tem o senador Teotônio Vilela (PSDB-AL) como vice-presidente.

12/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da Codevasf participa de reunião na Comissão Especial do São Francisco

Presidente da Codevasf fala sobre projetos para o rio São Francisco

Comissão do São Francisco discutiu falta de recursos a projeto de revitalização

Francelino elogia comissão especial que tratada revitalização do Rio São Francisco

Comissão do São Francisco pede mais recursos para revitalização do rio

Senado terá comissão para estudar revitalização do Rio São Francisco