Senado terá comissão para estudar revitalização do Rio São Francisco



Comissão especial do Senado acompanhará a implementação do projeto de conservação e revitalização da Bacia do Rio São Francisco. O órgão, proposto pelo senador Waldeck Ornelas (PFL-BA), será composto por senadores representantes das unidades da federação banhadas pela bacia - Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.

O projeto prevê, de acordo com Waldeck Ornelas, a despoluição das águas, conservação do solo, reflorestamento das margens, fortalecimento da gestão ambiental e outras ações fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da região. Mas o senador disse temer que o orçamento da União não contemple recursos suficientes para o projeto. "O Orçamento deste ano estima R$ 70 milhões para o projeto, mas corremos o risco de chegar ao final do ano sem um centavo. As chuvas do fim do ano podem dar a falsa impressão de que a revitalização não é necessária", afirmou o senador. Além disso, acrescentou, a proposta orçamentária para 2002 prevê apenas R$ 15 milhões para o projeto. "Isto denota que não há vontade política de enfrentar o problema", criticou.

Em defesa da instalação da comissão especial, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) avaliou que muitos dos problemas do Rio São Francisco são em boa parte provocados pelo uso conflitante de seus recursos naturais - geração de energia, consumo humano e atividade agropecuária. "O São Francisco está morrendo. Há uma cunha de salinidade (entrada de água do mar no leito do rio) de 20 quilômetros. A comissão tem que acompanhar este debate, inclusive sob o ponto de vista orçamentário", observou a senadora.

Os senadores Leomar Quintanilha (PPB-TO), Carlos Patrocínio (sem partido- TO) e Arlindo Porto (PTB-MG) também se manifestaram favoravelmente à idéia de discutir a revitalização do São Francisco no Senado. Quintanilha disse que a idéia deve ser estendida a outros rios nacionais sob ameaça. "A questão da água é muito séria. Temos assistido ao descuido e desatenção com relação a este recurso", resumiu. Neste sentido, Patrocínio disse que estão sendo feitos estudos para criar instituto responsável pela proteção ao Rio Tocantins. Arlindo Porto disse esperar que a revitalização do chamado "rio da integração nacional" crie novas oportunidades de desenvolvimento econômico na região atreladas à conservação ambiental.

13/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do São Francisco pede mais recursos para revitalização do rio

Senado aprova fundo constitucional para revitalização do rio São Francisco

Senado abre discussão sobre fundo para revitalização do Rio São Francisco

Comissão do São Francisco discutiu falta de recursos a projeto de revitalização

Francelino elogia comissão especial que tratada revitalização do Rio São Francisco

Presidente da Codevasf depõe na comissão que avalia revitalização do São Francisco