Presidente defende mudanças no sistema de segurança do país



O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou neste domingo (31), ao comentar a onda de violência que atingiu a cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias, ser necessário resolver definitivamente a fonte de recursos para o setor da segurança pública, conferir um papel mais relevante às guardas municipais, cuidar do treinamento e da melhoria das condições de trabalho e de vida dos agentes e promover modificações na definição das competências das policias e na própria investigação.

Depois de destacar que menos de 2% dos crimes são esclarecidos no Brasil quando o autor não é preso em flagrante, Renan considerou absurdo o nível de impunidade e disse que isso tem a ver com o próprio desenvolvimento, porque os investidores não irão investir num país que registra um alto grau de insegurança.

Segundo o presidente do Senado, a desigualdade e a impunidade estão na raiz do problema da violência no país e é preciso mudar o sistema de segurança "como um todo". O senador disse também que o Brasil perdeu uma grande oportunidade de melhorar essa situação ao votar contra o desarmamento. E lembrou que o Senado já votou um pacote de emergência contra a violência.

- É preciso que isso seja votado agora na Câmara - afirmou.

Renan lembrou que, incluído nesse pacote, está um projeto de sua autoria que prevê o financiamento de moradias para os policiais a fim de que eles não sejam obrigados a morar junto com os bandidos, tornando-se reféns ou vítimas dos criminosos.

31/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro defende sistema policial integrado para que País tenha segurança pública eficaz

Saito considera bom sistema misto de controle de vôo e diz que mudanças dependem do presidente Lula

Garibaldi defende mudanças no sistema orçamentário brasileiro

Wilson Santiago defende mudanças no sistema eleitoral

Garibaldi defende mudanças no sistema orçamentário brasileiro

Eduardo Siqueira Campos defende mudanças no sistema penitenciário