PRESIDENTE DO SENADO ABRE FEIRA DO LIVRO DA BAHIA



O lançamento oficial da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional (RVBI) - veja matéria -, pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, nesta sexta-feira (dia 18), marca a abertura da IV Feira Internacional do Livro da Bahia, que acontece de 18 a 27 de agosto no Centro de Convenções de Salvador.
Logo após o lançamento da biblioteca virtual, marcado para as 11h, no estande do Senado, Antonio Carlos vai apresentar ao público de Salvador as mais novas publicações patrocinadas pelo Senado: Rui Barbosa, o Estadista da República, de João Mangabeira, Pensamento e Ação de Rui Barbosa (seleção de textos da Fundação Casa de Rui Barbosa), O Rio de Janeiro Como É, de C. Schilichthorst, e Sua Majestade o Presidente do Brasil, de Ernest Hambloch.
O presidente do Senado também abre ao público a exposição de obras raras em comemoração aos 500 anos do Brasil. São documentos atuais e do século XIX, sobre episódios importantes na história do país, como o termo de abdicação de D. Pedro I, a Lei Áurea, a carta de renúncia de Jânio Quadros e a carta de renúncia de Fernando Collor.
TERCEIRA MAIOR FEIRA DO PAÍS
A Feira do Livro da Bahia é hoje, segundo os organizadores, o terceiro maior evento do gênero no país, recebendo, em 1999, mais de 140 mil visitantes. Durante os dez dias da feira, o Senado vai oferecer livros a preço de custo e distribuir outras publicações gratuitamente. O público encontrará os mais recentes lançamentos como o selo do Conselho Editorial do Senado, além dos cerca de 100 títulos do Catálogo de Publicações. Dentre os livros oferecidos estão clássicos da literatura e do direito brasileiros, ao lado de obras de interesse jurídico e político.
A Constituição federal atualizada costuma ser uma das publicações mais vendidas do estande do Senado nas feiras do livro. Disponível em disquete ou na versão impressa, o texto está atualizado até a emenda nº 28, promulgada em maio passado. Os profissionais da área de direito também terão acesso à coleção das constituições brasileiras desde o Império, comentada por especialistas de renome como Aliomar Baleeiro, Barbosa Lima Sobrinho e Themístocles Brandão Cavalcanti.
Durante a feira, o público poderá assistir à TV Senado, com a transmissão direta das sessões plenárias e das reuniões das comissões. Pessoal especializado também estará disponível para guiar o acesso do público à homepage do Senado na Internet, em diversos computadores, onde a Rádio Senado FM pode ser ouvida. Nesse site a Agência Senado de Notícias torna disponível a cobertura em tempo real das atividades legislativas, além de matérias consolidadas sobre os temas em debate.
A participação do Senado na Feira do Livro da Bahia foi organizada pela Comissão Especial das Feiras do Livro, chefiada pela diretora da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, Simone Bastos Vieira. A Comissão reúne profissionais da Secretaria de Informação e Documentação, a Secretaria Especial de Editoração e Publicações, a Secretaria de Comunicação Social e o Prodasen.

16/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRESIDENTE DO SENADO ABRE FEIRA DO LIVRO DA BAHIA

Presidente do STJ visita estande do Senado na Bienal do Livro da Bahia

OS LANÇAMENTOS DO SENADO DURANTE A IV FEIRA DO LIVRO DA BAHIA

PATAXÓS VISITAM ESTANDE DO SENADO NA FEIRA DO LIVRO DA BAHIA

SENADO LANÇARÁ CDS E LIVROS NA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DA BAHIA

DJALMA BESSA ELOGIA PARTICIPAÇÃO DO SENADO NA IV FEIRA DO LIVRO DA BAHIA