Presidente do Senado defende tramitação conjunta das reformas política, previdenciária e tributária



As reformas política, previdenciária e tributária devem ser debatidas com prioridade pelo Congresso e, por esse motivo, precisam ser enviadas o mais rápido possível pelo Executivo para exame dos parlamentares, afirmou o presidente do Senado, José Sarney. -Eu acho que será muito bom para o país, para o povo, ver as três reformas sendo estudadas e debatidas; com isso, vamos levantar o debate político no Brasil-, afirmou.

A inclusão da reforma política na lista de prioridades é importante, segundo Sarney, pois, para ele, essa reforma é a principal para o Parlamento. Sarney já determinou o levantamento de todas as matérias relativas à reforma política que tramitam no Senado e na Câmara, com objetivo de examinar e incluir o tema na pauta de debates do Congresso. O presidente do Senado disse ainda que pretende procurar o presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, para propor uma ação conjunta das duas instituições nessa questão.

As instituições políticas brasileiras, segundo disse Sarney em entrevista à Agência Câmara, datam do século 19 e precisam ser modernizadas, o que refletirá em novas regras no processo eleitoral.

Nesta segunda-feira (17), o Congresso retoma seus trabalhos legislativos, e o principal tema da mensagem presidencial aos parlamentares será o apelo que fará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos deputados e senadores sobre a necessidade de aprovação das reformas constitucionais. A sessão conjunta solene de abertura dos trabalhos do Congresso está marcada para às 16h, com a presença do presidente Lula e do vice-presidente, José Alencar.

O Senado fará sua primeira sessão desta 52ª legislatura às 14h30 desta terça-feira (18). A sessão será não deliberativa, destinada a discursos e comunicações dos senadores. Na quarta-feira (19), no mesmo horário, haverá sessão plenária deliberativa, para votação de matérias incluídas na Ordem do Dia.



14/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da Câmara diz que prioridades são as reformas política e tributária

Adelmir Santana defende discussões das reformas política e tributária

Eliseu Resende defende reformas tributária, política e fiscal

Reformas tributária e previdenciária serão promulgadas nesta sexta

Íris de Araújo diz que é preciso "dar uma chance" às reformas previdenciária e tributária

Lula entrega pessoalmente ao Congresso propostas das reformas tributária e previdenciária