Presidentes do Senado e da Câmara vão ao STF discutir novos tribunais federais



Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, visitam, às 16h30 desta terça-feira (19), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. O assunto em pauta é a Proposta de Emenda à Constituição 86/2011, que cria tribunais regionais federais.

O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) no último dia 6 de março e agora aguarda deliberação do Plenário.

Aprovada na forma de substitutivo do senador Jorge Viana (PT-AC), a proposta cria mais quatro tribunais regionais federais no país, com o objetivo de desafogar os existentes e de tornar mais rápido e barato o acesso da população à Justiça.

O texto aprovado determina que o primeiro tribunal terá jurisdição sobre o Amazonas,  Acre,  Rondônia  e  Roraima  e  sua sede funcionará na  cidade  de Manaus. O segundo terá jurisdição sobre o Pará, Amapá, Maranhão  e  Tocantins  e  sede  na  cidade  de Belém. O terceiro cobrirá Bahia e Sergipe e terá sede em Salvador. O quarto exercerá seu poder sobre Ceará, Piauí e Rio  Grande  do  Norte  e  terá sede em Fortaleza.

A proposta também determina que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), 180 dias depois de promulgada a emenda constitucional, encaminhe ao Congresso projeto dispondo sobre a organização, estrutura  e  funcionamento  desses tribunais, assim como sobre as alterações deles decorrentes na organização do Judiciário brasileiro.



19/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE DEBATE DÍVIDA ATIVA COM PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS FEDERAIS

CAE DEBATE DÍVIDA ATIVA COM PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS FEDERAIS

Eduardo Braga defende novos tribunais federais

PEC cria quatro novos Tribunais Regionais Federais

Walter Pinheiro apoia novos Tribunais Regionais Federais

Congresso promulga emenda que cria novos tribunais federais