Previsto para março lançamento do banco de questões de ordem



A relação completa das questões de ordem do Senado Federal e do Congresso Nacional, as decisões da presidência do Senado e suas respectivas jurisprudências estarão disponíveis para consulta geral na internet, por meio de um novo serviço com lançamento previsto para março. A Secretária-Geral da Mesa, Claudia Lyra, afirma que o banco de questões de ordem é mais um passo para aumentar a transparência do Senado.

Questão de ordem é o instrumento regimental que permite ao senador solicitar à Mesa que esclareça dúvidas sobre a aplicação do Regimento do Senado. A questão é decidida pelo presidente da sessão, com a possibilidade de recurso ao Plenário e de encaminhamento para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O catálogo eletrônico classificará por ano as questões de ordem e as decisões, apresentando em cada uma o resumo do assunto, informando quem levantou a questão de ordem e se houve algum recurso ou contradita. O usuário também poderá saber se a matéria foi apreciada pela CCJ e se voltou ao Plenário. Além das informações resumidas, cada decisão incluirá link para seu inteiro teor no Diário do Senado.

Claudia Lyra também salientou que muitas vezes, para responder a uma questão de ordem, é preciso consultar a jurisprudência sobre o assunto, incluindo decisões internas e as do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

- Estamos fazendo isso para aquelas questões do Senado e também nas questões das sessões conjuntas do Congresso Nacional, porque é responsabilidade também da Secretaria Geral da Mesa do Senado atender o Congresso reunido em sessão conjunta - disse.

A Secretária-Geral ressaltou que a política de transparência do Senado tem se antecipado aos efeitos da nova Lei do Acesso à Informação e será reforçada pela abertura do banco de questões de ordem. Segundo Claudia Lyra, o Prodasen fará os últimos ajustes no sistema antes do lançamento do banco de dados, que está previsto para o começo de março.



17/01/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney destaca em Plenário lançamento de banco de questões de ordem na internet

CCJ decide questões de ordem da CPI da Petrobras na terça-feira

Cidadão pode consultar questões de ordem no site do Senado

Ramez Tebet decide sobre questões de ordem antes de votar parecer

Marco Maciel critica apatia dos governos em relação às questões climáticas

Sarney participa do lançamento do marco regulatório do pré-sal