Primeiro suplente de Raimundo Colombo, Casildo Maldaner despede-se do Senado
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) despediu-se do Senado Federal nesta quarta-feira (22) depois de quatro meses ocupando a vaga do senador licenciado Raimundo Colombo (DEM-SC), do qual é 1º suplente. Casildo Maldaner fez um balanço desses 120 dias de atividades na Casa e agradeceu o apoio dos colegas senadores e dos servidores do Senado.
O senador fez um agradecimento especial aos servidores de seu gabinete, à Secretaria Geral da Mesa, à Consultoria Legislativa do Senado, à Biblioteca do Senado e aos meios de comunicação da Casa: Agência Senado, TV Senado, Rádio Senado e Jornal do Senado.
- Hoje, mais do que nunca, um senador fala para milhões de brasileiros ao mesmo tempo e tem a oportunidade de mostrar à sociedade e aos seus eleitores o que representa o seu mandato, a sua ação política e o que significa a instituição para o fortalecimento da democracia - disse.
O senador lembrou os projetos que apresentou nesse curto período, como o PLS 380/08, que restabelece a exclusão de algumas receitas da base de cálculo da contribuição previdenciária do produtor rural, com o objetivo de evitar a bitributação na venda de animais vivos e de material genético. Citou também o PLS 388/08, que Institui a Contribuição Social para a Defesa Civil (CSDEC) e transforma o Fundo Especial para Calamidades (Funcap) em Fundo Nacional para a Defesa Civil (Fundec).
- Em síntese, o grande objetivo dessa proposição é o de dotar a sociedade de um sistema eficiente de defesa civil, com pessoal altamente qualificado, com boa infra-estrutura e com recursos financeiros suficientes para a realização de um bom trabalho - explicou.
Em apartes, os senadores Gilberto Goellner (DEM-MT), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Heráclito Fortes (DEM-PI), João Pedro (PT-AM), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) despediram-se e elogiaram a trajetória política do colega. Depois de concluir seu discurso, Casildo Maldaner assumiu a presidência dos trabalhos da sessão, convidado pelo senador Mão Santa (PMDB-PI).
Jarbas Vasconcelos lembrou que conheceu Maldaner no antigo MDB, na luta pela redemocratização do país, "pelo restabelecimento da liberdade, da democracia e dos direitos humanos - naquela época destruídos pelo regime de exceção".
Casildo Maldaner foi senador entre 1995 e 2003, foi vereador, deputado estadual por dois mandatos, deputado federal e vice-governador e governador de Santa Catarina. Foi também presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), ao qual retorna agora como diretor.
22/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner, suplente de Raimundo Colombo, toma posse como senador
Níura celebra vitória de Raimundo Colombo e se despede do Senado
Raimundo Colombo se despede do Senado e agradece ao povo catarinense sua eleição para governador
Casildo Maldaner é eleito 1º suplente de secretário da Mesa do Senado
Assume o mandato a senadora Niura Demarchi, suplente de Raimundo Colombo
Raimundo Colombo quer que Senado lidere ação para evitar novo "apagão" energético