Problemas na gestão de portos estão em debate na Comissão de Infraestrutura



Marco regulatório, gargalos operacionais e melhorias da gestão portuária estão em debate neste momento na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), dentro do ciclo de debates sobre investimento e gestão logística no país.

VEJA MAIS

Foram convidados o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito; o diretor da Construtora Sultepa, Ricardo Lins Portella Nunes; e o engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística LabTrans Silvio dos Santos.

Desde junho passado, o país convive com um novo marco regulatório no setor. A Lei 12.815/2013 foi sancionada para estabelecer novas regras para concessões e arrendamentos de instalações portuárias. Em decreto publicado no fim daquele mês, o governo federal regulamentou a norma, atribuindo à Secretaria de Portos a responsabilidade de elaborar o plano de outorgas e fixar diretrizes para os regulamentos de exploração dos portos, entre outras atribuições. À Antaq, o decreto atribuiu, entre outros, o papel de arbitrar conflitos e controvérsias nos contratos. Desde a aprovação da lei, são aguardados editais de concessões para os principais portos do país.

A audiência, conduzida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), está sendo realizada na sala 13 da Ala Senador Alexandre Costa do Senado Federal, com transmissão pela TV Senado. O público pode participar, enviando perguntas aos convidados pelo Alô Senado (0800 61 22 11) ou pela internet: www.senado.gov.br/alosenado.

Mais informações a seguir




04/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Problemas de gestão impedem investimentos em infraestrutura de transporte, diz secretário

Leis penais e problemas da segurança pública estão em debate

Kátia Abreu defende gestão de portos marítimos e fluviais pela Secretaria Especial dos Portos

Comissão de Infraestrutura debate transposição do Rio São Francisco

Comissão de Infraestrutura debate o futuro das telecomunicações

Comissão de Infraestrutura debate o gerenciamento das telecomunicações