Procon orienta passageiros sobre vôos. Veja cartilha
Técnicos entregaram 3 mil informativos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou nesta quinta-feira, no aeroporto de Cumbica, uma mobilização de orientação aos passageiros que apresentavam dúvidas com relação a atrasos ou cancelamento de vôos. Cerca de 20 técnicos do Procon entregaram 3 mil informativos de orientação e deram dicas aos consumidores de como agir para minimizar os problemas encontrados nos aeroportos.
A mobilização é mais uma ação do órgão no sentido de auxiliar os passageiros na atual crise aérea. O principal problema verificado pelos técnicos do Procon-SP foi a ausência de informações básicas ao consumidor. "Sentimos que o passageiro estava desorientado, em alguns momentos tinha dificuldade de localizar o atendimento especial aos idosos e de encontrar o balcão da companhia que deveria se dirigir para fazer o seu check in", declara Márcia Christina Oliveira, técnica do Procon-SP.
Paralelamente a mobilização, fiscais da Fundação Procon-SP realizam uma operação de rotina e constataram que uma companhia aérea estava cobrando multa dos consumidores que queriam cancelar a passagem de vôos atrasados por período inferior a quatro horas. A prática desrespeita o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a empresa será notificada para prestar esclarecimentos.
Desde o início da crise aérea o Procon disponibiliza um canal específico em seu site (www.procon.sp.gov.br) para os consumidores/passageiros fazerem reclamações. As reclamações também podem ser feitas nos postos de tendimento pessoal da fundação nos Poupatempos Itaquera (metrô Corinthians-Itaquera), Sé (Praça do Carmo s/nº) e Santo Amaro (Rua Amador Bueno 176/258).
O passageiro também pode encaminhar a sua reclamação por fax (3824-0717) ou carta (Caixa Postal 3050 cep 01061-970).
Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
08/23/2007
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