PROCURADOR DEFENDE MANUTENÇÃO DA ESTABILIDADE



Em texto encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o procurador do Banco Central Erasto Villa-Verde Filho afirma que "não se pode vislumbrar a alegada necessidade de alterar o instituto constitucional da estabilidade no serviço público" e que é, no mínimo, exagero dizer que a estabilidade constitui obstáculo à reforma do Estado.

Segundo o procurador, por um lado, onde a reforma visa reduzir a intervenção do Estado na economia - nas sociedades de economia mista e empresas públicas -, não há por que se falar em estabilidade, pois seus servidores não desfrutam de tal garantia. Por outro, na administração direta, autárquica e fundacional pública, "há importantes instrumentos adequados à realização da reforma da administração", como remoção e redistribuição de pessoal, além dos que estão sendo criados, como a transferência entre diversas unidades da Federação.

- A Constituição de 1988 limitou-se a assegurar a permanência, no ordenamento jurídico pátrio, de instituto profundamente arraigado na consciência jurídica nacional e internacional, com contornos menos amplos do que os definidos em textos constitucionais anteriores, que não pode ser minimizado para solucionar problemas conjunturais e setoriais resolúveis via medidas de ordem infraconstitucional.

Erasto Villa-Verde Filho não pôde comparecer à audiência pública realizada pela CCJ, e por esse motivo enviou texto com sua posição. Também não pôde comparecer o ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro, que enviou ofício comunicando sua impossibilidade de retornar à comissão na segunda data estabelecida para o debate.



15/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Humberto Costa defende manutenção do voto secreto para indicação de ministros do Supremo e procurador-geral da República

Serra defende “estabilidade sem desigualdade”

GERALDO MELO DEFENDE CONSOLIDAÇÃO DA ESTABILIDADE

CABRAL DEFENDE ESTABILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Sibá Machado defende estabilidade fiscal com desenvolvimento e democracia

Tombini defende pacote de medidas para manter estabilidade econômica