Professor defende projeto "pedagógico" para aproximar Legislativo e sociedade



A abertura do ano legislativo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), órgãos que integram o sistema de educação do Senado Federal, contou com palestra do professor Celestino Secco, da Universidade de Lisboa e da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Ex-deputado estadual de Santa Catarina, ele apresentou idéias para projeto destinado a aproximar, pela via pedagógica, o Poder Legislativo da sociedade.

Por fazer parte dos grupos em melhor posição na escala social, os integrantes do Poder Legislativo, de acordo com o professor, também são os "escolhidos" para a tarefa de apoiar a construção da cidadania no país.Citando o filósofo grego Sócrates, que viveu há 24 séculos, ele disse que conhecimento só é importante quando nos torna indivíduos melhores.

-Nosso papel é visualizar sempre essa mensagem, tão atual e útil - comentou.

Na opinião do professor, por meio de uma rede de "escolas legislativas" será muito mais fácil aproximar o Legislativo da sociedade. Sugeriu, no caso, um projeto pedagógico de "escola" que represente um "novo jeito de construir a cidadania". Para isso, ele disse serem necessários uma boa compreensão da realidade social e líderes capazes de assumir novo perfil e novas regras depoder.

Para avançar na transformação social, ainda de acordo com o palestrante, é importante atuar segundo princípios "éticos, estéticos, culturais e ecológicos". Na construção da nova cidadania, acrescentou, será também preciso trazer a "solidariedade" para o centro das ações.

Além disso, Celestino Secco entende ser necessário ir até os mais diversos segmentos sociais e levantar suas necessidades, para depois elaborar uma rede de "projetos comunitários". A estratégia envolve ainda, como afirmou o professor, estabelecer junto aos "núcleos locais" um contínuo e crescente diálogo com a sociedade.



07/03/2007

Agência Senado


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