Professor diz que pasta de Nabuco aprimora acervo do Senado
Professor de História da Universidade de Brasília, o consultor legislativo Antonio Barbosa definiu como uma peça histórica valiosa a pasta de despacho que pertenceu a José Thomaz Nabuco de Araújo e que será doada, em solenidade às 18h30 desta terça-feira (1º), ao acervo do Museu do Senado. A solenidade de doação se realizará no Salão Nobre do Senado, com convidados dos três Poderes da República.
- Eu acho que a pasta é uma peça histórica e como tal já é importante. Acho que incluí-la no acervo do Senado é uma forma de contribuir ou pelo menos estimular a que nos preocupemos mais com a perpetuação da nossa memória histórica. Por isso, acho excelente aquisição. É algo que vai aprimorar o acervo histórico do Senado.
Antonio Barbosa disse que o maior destaque de José Thomaz Nabuco foi como conselheiro de Estado. Ele observou que esse político defendeu duas posições que o tornaram famoso à sua época - o federalismo, numa época em que o Brasil era um império unitário; e o abolicionismo, valor que seria tomado com ênfase ainda maior pelo seu filho, Joaquim Nabuco.
O professor de História disse ainda que Thomaz Nabuco teve participação excepcional na história brasileira, como ministro da Justiça, cargo que ocupou em várias ocasiões, mas sobretudo num momento politicamente mais expressivo do Segundo Reinado, que foi o gabinete da conciliação. Num período em que os partidos Liberal e Conservador dividiam essa pasta, Thomaz Nabuco foi ministro no período todo, o que mostra sua força política.
- Ele foi presidente da província de São Paulo, deputado pela Bahia, senador por Pernambuco e conselheiro de Estado. Na verdade, não apenas o conselheiro foi importante, como a família dele seguramente se inscreve entre as mais poderosas, politicamente falando, do cenário histórico brasileiro - disse ainda Antonio Barbosa.
01/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney recebe pasta que pertenceu a José Thomaz Nabuco de Araújo
Senado homenageia Joaquim Nabuco
SENADO HOMENAGEIA JOAQUIM NABUCO
Senado reverencia Joaquim Nabuco no centenário de sua morte
TV Senado apresenta especial sobre Joaquim Nabuco
Estande do Senado trás "Balmaceda", de Joaquim Nabuco