Sarney recebe pasta que pertenceu a José Thomaz Nabuco de Araújo



A pasta de despachos que pertenceu ao senador do Império e conselheiro de Estado José Thomaz Nabuco de Araújo foi recebida nesta terça-feira (01) pelo presidente do Senado, José Sarney, passando a integrar, a partir de agora, o Museu da Casa. Afrânio de Mello Franco Nabuco, bisneto do senador, entregou a pasta a Sarney, em solenidade repleta de convidados, realizada no Salão Nobre do Senado.

- Por esta pasta lavrada de ouro passaram decerto alguns dos momentos mais preciosos da vida pública e do pensamento brasileiro - afirmou Sarney, ao receber a peça, cuja doação foi formalizada por ato cartorial, diante de vários descendentes da família Nabuco.

Em seu discurso, o presidente do Senado disse que a influência paterna é uma das que mais podem engrandecer um homem. Lembrando que Joaquim Nabuco dedicou ao pai, Nabuco de Araújo, a maior biografia de nossa literatura, Sarney afirmou que o amor dos pais dá aos filhos uma dimensão ética que este político do Império pôs em todos seus atos.

Sarney disse ainda que deve-se a Nabuco de Araújo o fim do tráfico negreiro e a primeira discussão sobre a liberdade dos nascidos de escravos. Em sua opinião, nenhum outro brasileiro deixou marcas tão profundas no Judiciário e no Legislativo, defendendo desde a implantação de eleições diretas e livres, até a visão de que às maiorias cabe fazer governo.

Falando de sua própria formação, Sarney contou que, muito jovem, recebeu do pai, Sarney de Araújo Costa, a orientação de ler e reler a obra do Padre Antonio Vieira e -Um Estadista do Império-, de Joaquim Nabuco, conservando até hoje o hábito de ler os dois. O presidente do Senado afirmou orgulhar-se de ter tido a amizade de duas gerações de Nabucos, a de Afraninho e a dos filhos de Joaquim Nabuco.

- Várias vezes estive na casa da rua Icatu, outras tantas ouvi missas rezadas por Monsenhor Nabuco na igreja de Santa Teresa. É uma família generosa, e a doação que faz hoje Afrânio Nabuco é uma das mais importantes que pode receber o Senado Federal.



01/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Professor diz que pasta de Nabuco aprimora acervo do Senado

JOSÉ JORGE DESTACA A ATUALIDADE DE NABUCO

José Jorge considera versão de Thomaz Bastos inacreditável

José Jorge pede convocação de assessores de Thomaz Bastos

Sarney enaltece Joaquim Nabuco e sua luta abolicionista

Na homenagem a Joaquim Nabuco, José Nery cobra fim do trabalho escravo no Brasil