Profissão de diarista é discutida em audiência pública



A presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), abriu a audiência pública que vai discutir o projeto de lei que trata da definição jurídica da profissão de diarista. A proposta é de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e a iniciativa para o debate foi da senadora Fátima Cleide (PT-RO).

Participam do debate Daniel de Matos Sampaio Chagas, do Ministério do Trabalho e Emprego; Eunice Lea de Moraes, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; e Gilberto Augusto Leitão, presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas do Distrito Federal (AMATRA-X). Também foram convidados os presidentes da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creusa Maria Oliveira; e do Portal Doméstica Legal, Mário Avelino.

O projeto (PLS 160/09), que trata da definição jurídica em questão, determina que o diarista fará os devidos pagamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), devendo apresentar o respectivo comprovante de contribuição ao seu empregador.

Serys afirmou que sua iniciativa visa "acabar com a indefinição sobre a profissão, que prejudica tanto contratantes como trabalhadores e acaba sendo deixada a critério da sentença de cada juiz do Trabalho".

O relator da matéria é o senador Lobão Filho (PMDB-MA), que sugeriu alterações à proposta - mais especificamente, emendas de redação.

A reunião acontece na sala 9 da ala Senador Alexandre Costa.

Mais informações a seguir



04/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS promove audiência sobre definição jurídica da profissão de diarista

Regulamentação da profissão de comerciário será discutida em audiência

Regulamentação da profissão de diarista passa na CAS

Rosalba Ciarlini comemora aprovação de projeto que regulamenta a profissão de diarista

MP do Fundeb será discutida em audiência pública

Segurança de vôo será discutida em audiência pública