Profissionais da saúde vão poder acumular dois empregos públicos



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (31) proposta de emenda à Constituição de autoria da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), que estende para todos os servidores de profissões regulamentadas da área da saúde o benefício atualmente só permitido para os médicos, de poderem acumular dois empregos no serviço público.

Segundo parecer favorável à matéria, do senador Osmar Dias (PDT-PR) a medida retifica uma injustiça em relação aos profissionais da saúde, atingindo enfermeiros, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, veterinários, engenheiros sanitaristas, nutricionistas e outros.

Embora permitindo o acúmulo de dois empregos no setor público para os profissionais da área de saúde, cujas profissões estejam regulamentadas no Ministério do Trabalho, o relator explicou que esse acúmulo somente será permitido por meio de concurso público. O projeto, desse modo, não poderá servir para acomodar situações de acúmulo irregular de cargos no setor público, segundo explicou.

Os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Antonio Carlos Júnior (PFL-BA), Lúcio Alcântara (PSDB-CE), Leomar Quintanilha (PFL-TO), Romero Jucá (PSDB-RR) e Sebastião Rocha (PDT-AP), fizeram questão de destacar posições de apoio à medida.

Já os senadores Francelino Pereira (PFL-MG) e Roberto Freire (PPS-PE), assumiram posição contrária à emenda, que tramitou na Câmara por sete anos e foi aprovada no Senado 15 dias após dar entrada na CCJ - lembrou o senador Bernardo Cabral (PFL-AM), presidente da comissão.

Francelino disse temer medidas desta natureza, que faz com que pessoas tenham dois empregos num país como o Brasil, "marcado pela injustiça e por uma distribuição de renda sinistra", onde milhões estão à procura de um único emprego.

Para Roberto Freire, a emenda vai contra a tendência de socialização dos serviços de saúde. Segundo o senador, o profissional de saúde não deve ter vários empregos. Deve atender todo o tempo em um único local, evitando deslocamentos desnecessários, mas sendo remunerado condignamente.

31/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada em primeiro turno PEC que permite dois empregos públicos para profissionais de saúde

Senado decide se profissionais de saúde podem acumular cargos

Aprovada emenda constitucional que permite acúmulo de cargos públicos por profissionais de saúde

Promulgada emenda constitucional que autoriza dois cargos públicos na área de saúde

Portal divulgará vagas de estágios e empregos para profissionais altamente qualificados

Projeto São Francisco vai gerar mais de dois mil empregos em 2012