Programa da Rádio Senado apresenta reportagem sobre a Copaíba



O primeiro remédio genuinamente brasileiro é o óleo de copaíba. Ele já era usado pelos índios antes da invasão dos portugueses, em 1500. Os primeiros habitantes do Brasil usavam o óleo para curar feridas após as batalhas e o umbigo dos recém-nascidos e prevenir picadas de insetos.

VEJA MAIS

Essas e outras curiosidades estão presentes no programa Sintonia Ambiental, da Rádio Senado, que vai ao ar neste domingo em Ondas Curtas. Dando prosseguimento à série sobre algumas das mais conhecidas, utilizadas e úteis árvores nativas do Brasil, o programa aborda esta semana a copaíba ou pau d' óleo, como também é conhecida pelas propriedades terapêuticas do óleo que brota do seu tronco.

Leia mais


Quem vai dar detalhes sobre a copaíba é o pesquisador aposentado da Embrapa Florestas e autor da coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, Paulo Ernani Ramalho carvalho.

O programa abrirá igualmente espaço ao depoimento de um ouvinte da Rádio Senado Ondas Curtas em Nova Ubiratã, norte de Mato Grosso.Francisco Bastos da Silva, conhecido como Cantor, relata as consequências das queimadas que todo ano atingem a sua região; fala dos problemas que enfrentam os assentados da reforma agrária no seu município; e sobre o plantio de pequi gigante que está fazendo em sua gleba.

Sintonia Ambiental vai ao ar todas as quintas-feiras, às 7h, pela Rádio Senado Ondas Curtas, com reprise aos domingos, dentro do programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. Sintonia Ambiental está disponível também na internet em http://www.senado.gov.br/noticias/radio/programas.asp.



04/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa da Rádio Senado apresenta reportagem sobre o freijó e o ipê

Rádio Senado apresenta reportagem sobre a hanseníase

Rádio Senado apresenta reportagem sobre o cedro

Rádio Senado apresenta reportagem sobre drama do 'crack'

Rádio Senado apresenta reportagem sobre matança de índios nas décadas de 40, 50 e 60

Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre o fenômeno "bullying"