Rádio Senado apresenta reportagem sobre matança de índios nas décadas de 40, 50 e 60



VEJA MAIS

A matança de índios no Brasil nas décadas de 40, 50 e 60 foi registrada em relatório do procurador Jader Figueiredo, uma investigação encomendada pelo então ministro do interior, Albuquerque Lima, em resposta às comissões parlamentares de inquérito instaladas no Congresso Nacional ao longo dos anos 60.

O chamado Relatório Figueiredo foi considerado perdido por estar, supostamente, entre os documentos destruídos por um incêndio suspeito ocorrido na sede da Funai nos anos 70.

Mas não estava. O documento foi encontrado em 2012 no Museu do Índio pelo pesquisador Marcelo Zelic, que participou de audiência sobre o tema no Senado em maio. O procurador Jader Figueiredo e sua equipe viajaram por mais de 16 mil quilômetros, entrevistando dezenas de agentes de 130 postos do  então Serviço de Proteção ao Índio.

O resgate do Relatório Figueiredo é o tema da reportagem especial “Sangue, suor e lágrimas”, que vai ao ar na Rádio Senado nesta sexta e no fim de semana.

Serviço: nesta sexta-feira (16), às 18h, com reprise no sábado, às 10h, e no domingo, às 17h.

Sintonia em FM: Brasília (91,7), Natal (106,9), Cuiabá (102,5), Fortaleza (103,3), Rio Branco (100,9), Manaus (106,9) e Teresina (104,5).

Pela internet: www.senado.leg.br/radio.



16/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado apresenta reportagem sobre a hanseníase

Rádio Senado apresenta reportagem sobre o cedro

Rádio Senado apresenta reportagem sobre drama do 'crack'

Programa da Rádio Senado apresenta reportagem sobre a Copaíba

Programa da Rádio Senado apresenta reportagem sobre o freijó e o ipê

Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre o fenômeno "bullying"