Programa da Rádio Senado apresenta reportagem sobre o freijó e o ipê



O programa Sintonia Ambiental, da Rádio Senado, apresenta neste final de semana mais uma reportagem da série sobre as mais conhecidas e utilizadas árvores nativas do Brasil. Freijó e ipê são o tema da reportagem que será apresentada no próximo programa.

Freijó, freijorge e louro pardo, são alguns dos nomes populares para designar espécies de árvores do gênero Cordia. As espécies mais difundidas são Cordia alliodora e a trichotoma. O freijó produz uma madeira de boa qualidade e crescimento relativamente rápido em ambientes propícios, o que dá a essas árvores condições privilegiadas para serem plantadas, por agricultores familiares, como "poupança verde".

Quanto ao ipê, dezenas de espécies de árvores levam o nome popular de ipê ou pau d'arco. Produz uma madeira muito resistente e valorizada, uma floração exuberante e muito admirada e tem ainda propriedades medicinais.

A flor do ipê amarelo foi designada por decreto do presidente da República Jânio Quadros como a flor oficial do Brasil.

Quem vai dar detalhes sobre as duas espécies de árvores é o pesquisador aposentado da Embrapa Florestas e autor da coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, Paulo Ernani Ramalho Carvalho.

O programa Sintonia Ambiental vai ao ar toda quinta-feira, às 7h, na Rádio Senado ondas curtas, com reprise aos domingos, dentro do programa, O Senado é Mais Brasil. Sintonia Ambiental está disponível também na internet em : http://www.senado.gov.br/noticias/radio/programas.asp. A Rádio Senado transmite em ondas curtas na faixa de 49 m, em 5990 Khz. Sintonia Ambiental é produzido e apresentado por José Carlos Sigmaringa.



27/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa da Rádio Senado apresenta reportagem sobre a Copaíba

Rádio Senado apresenta reportagem sobre a hanseníase

Rádio Senado apresenta reportagem sobre o cedro

Rádio Senado apresenta reportagem sobre drama do 'crack'

Rádio Senado apresenta reportagem sobre matança de índios nas décadas de 40, 50 e 60

Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre o fenômeno "bullying"