Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre o fenômeno "bullying"
Quem não se lembra de ter recebido alguma vez apelidos pejorativos, ou de ter sofrido ameaças, insultos e outras formas de constrangimento no ambiente escolar? Considerados, até pouco tempo atrás, como um comportamento normal entre os estudantes, esses atos, geralmente cometidos contra os mais fracos e indefesos, já têm nome: Fenômeno Bullying. Com este tema, a Rádio Senado apresenta no sábado (9), às 10h, e no domingo, às 17h, a reportagem especial Te pego lá fora! - O drama das vítimas do bullying.
Ainda pouco estudado no Brasil, o fenômeno consiste em um problema mundial. O termo tem origem na literatura psicológica anglo-saxônica, que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais nos estudos sobre o problema da violência escolar. Além de causar dor e angústia nas vítimas, esse tipo de agressão traz sérias conseqüências não só para o ambiente escolar, como também pode ter relação direta com a violência e a criminalidade no país.
Já na programação cultural, a edição do Prosa e Verso deste sábado apresenta, às 9h, a maior obra da oratória em Língua Portuguesa: Quaresma - Sermão da Sexagésima (1ª parte). De autoria do Padre Antonio Vieira, o sermão foi pregado na Capela Real, no ano de 1655.
Sexagésima significa, em termos de liturgia, o penúltimo domingo antes do início da Quaresma,e que é, aproximadamente, o sexagésimo dia antes da Páscoa. O título deste sermão não se refere ao assunto tratado, mas à ocasião em que foi proferido e exposto. O tema fundamental da obra é expor o "sermão do sermão", isto é, formular uma teoria geral e formal sobre como devem pregar os pregadores. O programa será reprisado no domingo às 16h.
Ainda para aqueles que apreciam a boa literatura, o programa Autores e Livros apresenta, também no sábado, às 15h, entrevista com Afonso Ligório Pires de Carvalho, autor de Terra do Gado - A conquista da capitania do Piauí na pata do boi. Jornalista e professor universitário, Ligório registra e interpreta, em sua prosa, aspectos históricos, sociais e econômicos da origem do Piauí. Nela, ele mostra as primeiras incursões, desbravamento e colonização do seu território, e, também, a formação dos primeiros currais, a instituição de um patriarcado rural assentado na criação extensiva e numa agricultura apenas de subsistência.
Para aqueles que preferem uma boa música no fim de semana, o programa Música Erudita e Seus Mestres traz, no sábado, às 11h, as Oito Estações, uma execução conjunta das Quatro Estações, do barroco italiano Antonio Vivaldi, e das Quatro Estações
Portenhas, do argentino Astor Piazzolla. A interpretação fica por conta do violinista Gidon Kremer, acompanhado pela Camerata Báltica.
Já o Brasil Regional traz, no domingo, às 8h, a música de Daniel Sarkis e Jorge Brasil. O dueto surgiu em Brasília há oito anos, com trabalhos voltados para a música instrumental. Na execução, os dois se revezam nos violões de nylon, violões de aço, guitarras e sitar.
08/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre o continente Antártico
Rádio Senado apresenta a reportagem especial 'Livro - O caminho do conhecimento'
Rádio Senado leva ao ar reportagem especial sobre CPI dos Correios
Rádio Senado apresenta reportagem sobre a hanseníase
Rádio Senado apresenta reportagem sobre o cedro
Rádio Senado apresenta reportagem sobre drama do 'crack'