Projeto ajuda entidades filantrópicas



Já se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)aguardando votação projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que permite às empresas privadas deduzirem até 1% do Imposto de Renda anual os valores das doações de gêneros alimentícios, máquinas, equipamentos e utensílios feitos a instituições filantrópicas que tenham por finalidade fornecer, gratuitamente, refeições a pessoas carentes.

De acordo com o projeto, as máquinas e equipamentos serão usados para conservação e acondicionamento de alimentos. As instituições passíveis de receber tais doações, acrescenta Lúcio Alcântara, são aquelas que têm estrito controle governamental no que se refere a sua existência e funcionamento efetivos, em consonância com as finalidades declaradas.

Lúcio Alcântara observou que com o crescimento populacional, agravado com a crise econômica e o aumento do desemprego, avoluma-se o número de pessoas que vivem em estado de subnutrição e miséria. Por isso acha que o projeto, transformado em lei, poderá contribuir para o combate à fome em todo o país.

- O aparato assistencial do governo jamais será suficiente para resolver, na íntegra, essa situação sendo, portanto, de extrema importância à participação do setor privado, mediante a solidariedade incentivada para com entidades dedicadas à promoção do fornecimento de alimentos gratuitos aos pobres que não têm condições de prover, em nível satisfatório, seu próprio sustento - concluiu Lúcio Alcântara.



30/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto sobre entidades filantrópicas é retirado da pauta da CAE

Comissão de Educação vai reanalisar projeto que regulamenta entidades filantrópicas

Flávio Arns pede debate sobre projeto de regulamentação de entidades filantrópicas

Projeto de Jucá sobre entidades filantrópicas deverá ser votado na próxima semana

ENTIDADES FILANTRÓPICAS FICAM ISENTAS DE LICITAÇÃO

CONGRESSO APROVA COM MUDANÇAS A MP DAS ENTIDADES FILANTRÓPICAS