Comissão de Educação vai reanalisar projeto que regulamenta entidades filantrópicas



O Plenário decidiu adiar a votação do substitutivo a projeto da Câmara que define instituições de ensino comunitárias, confessionais (ligadas a alguma denominação religiosa) e filantrópicas. Todas elas poderão receber recursos públicos. A proposta será examinada novamente pela Comissão de Educação (CE). O senador Roberto Freire (PPS-PE) disse que o texto eliminou a exigência de que legislação específica definirá o conceito de entidade filantrópica.

O problema, segundo Freire, é que o texto aprovado na CE já distingue as instituições filantrópicas, comunitárias e confessionais. No entanto, permite às entidades confessionais e comunitárias a criação de escolas filantrópicas, para fins de recebimento de recursos públicos.

- Uma instituição criada como comunitária, por exemplo, pode depois criar uma filantrópica, e fazer o que temos visto - disse o senador.

Ex-ministro da Previdência, o senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) também criticou tanto o texto da Câmara quanto o substitutivo do Senado. Ele defendeu o novo exame pela CE e anunciou que apresentará emendas à proposta. O senador Artur da Távola (PSDB-RJ) chamou atenção para a necessidade de que o conceito de entidade filantrópica esteja bem estruturado na lei, sob o risco de instituições deste tipo "ficarem fora do controle".

17/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto ajuda entidades filantrópicas

Comissão vota acesso de alunos de cooperativas educacionais e entidades filantrópicas ao Prouni

Projeto sobre entidades filantrópicas é retirado da pauta da CAE

Flávio Arns pede debate sobre projeto de regulamentação de entidades filantrópicas

Projeto de Jucá sobre entidades filantrópicas deverá ser votado na próxima semana

ENTIDADES FILANTRÓPICAS FICAM ISENTAS DE LICITAÇÃO