Projeto aprovado exclui a expressão "alienada ou débil mental" do Código Penal



O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 79/07, aprovado pelo Plenário do Senado nesta terça-feira (16) com uma emenda da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), altera parte de artigo do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) - que trata da presunção de violência - para excluir a expressão "alienada ou débil mental" e substituí-la por outros termos. A matéria vai agora à Comissão Diretora para a redação final.

De autoria da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) e relatado na CCJ pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), o projeto modifica o artigo 224, no Capítulo IV do Código, que trata das disposições gerais, formas qualificadas e presunção de violência. Pelo Código, presume-se a violência se a vítima: a) não é maior de 14 anos; b) é alienada ou débil mental, e o agente conhecia esta circunstância; c) não pode, por qualquer outra causa, oferecer resistência.

A redação final do PLC, emendado na CCJ, modifica a alínea "b" para determinar que se presume a violência se a vítima não tem capacidade suficiente de entendimento para consentir na prática do ato, por doença ou deficiência mental, e o agente conhecia essa circunstância. A emenda da CCJ ampliou e deixou mais clara a redação da alínea "b" que, no projeto original, resumia-se à frase "apresenta deficiência mental, e o agente conhecia essa circunstância".

Moisés de Oliveira Nazário e Helena Daltro Pontual / Agência Senado



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado na comissão especial novo projeto do Código Penal

Aprovado na CCJ projeto que exclui setor elétrico do processo de privatização

CMA vota projeto que exclui juros bancários do Código do Consumidor

APROVADO PROJETO QUE PROÍBE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIOS DE EMPREGOS

Aprovado novo Código de Processo Penal. Texto segue para a Câmara

GREGORI ENTREGA A ACM PROJETO DO CÓDIGO PENAL