Projeto aumenta prazo para consumidor desistir de compra



O consumidor que se arrepender de compra feita fora do estabelecimento comercial terá prazo maior para desistência do produto ou serviço. Projeto de lei do senador Wilder Morais (DEM-GO) aumenta esse prazo para 15 dias.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC - Lei 8.078/1990) prevê sete dias para que o consumidor possa desistir da compra realizada fora do estabelecimento, em especial por telefone ou em domicílio. O prazo começa a contar da assinatura ou do recebimento do produto ou serviço.

Para estender o período de desistência de contrato em relações de consumo e prestação de serviços, o projeto de lei do Senado (PLS 458/2012) altera o CDC. Na hipótese de o consumidor desistir da aquisição da mercadoria ou do serviço contratado, prevê a legislação em vigor, os valores pagos deverão ser devolvidos imediatamente com atualização monetária.

Segundo o autor, a intenção é estimular o desenvolvimento do consumo consciente. A iniciativa, ressaltou Wilder Morais, também vai contribuir para evitar o superendividamento das pessoas. Tal prazo, na opinião do senador, é “necessário para verificar da necessidade de realização daquela compra, bem como da satisfação do cliente sobre aquele produto”.

A matéria está na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e poderá receber emendas dos senadores até segunda-feira (4). A designação do relator da matéria deverá ser feita na retomada dos trabalhos legislativos nas comissões.



31/01/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Consumidor poderá ter mais tempo para desistir de compra

PROJETO DE JUCÁ AUMENTA PRAZO PARA AJUSTE FINANCEIRO DOS GOVERNOS

Projeto de Paim aumenta prazo para que poupadores solicitem correção de seus depósitos

Senado aprova projeto que aumenta prazo para regularização de contas de estados e municípios

Projeto que amplia prazo de isenção do IR para compra de novo imóvel residencial está na pauta da CAE

Projeto de Papaléo estende para 365 dias prazo de isenção de IR para compra de novo imóvel