PROJETO BENEFICIA AS INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS



Os veículos utilitários adquiridos por instituições filantrópicas e religiosas poderão ficar isentos do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), caso venha a ser aprovado projeto apresentado pelo senador Albino Boaventura (PMDB-GO). De acordo com o projeto, a isenção somente poderá ser concedida uma vez a cada dez anos.

Para Albino Boaventura, as instituições filantrópicas e religiosas realizam importante papel perante a sociedade, com destaque para as áreas de assistência social, saúde e educação necessitando, portanto, de maior apoio por parte do governo.

Entende o senador que as entidades filantrópicas vêm enfrentando sérios problemas de caixa para manter obras sociais e o seu projeto, caso aprovado, viria auxiliar todas as entidades que, comprovadamente, complementem as políticas e ações oficiais.

No entender de Albino Boaventura, a filantropia sempre lutou para mobilizar recursos destinados a equilibrar receitas e despesas. Os programas governamentais, observou, também enfrentam carências de recursos orçamentários, razão pela qual acha que a isenção do IPI para carros utilitários adquiridos pelas entidades filantrópicas viria ajudar, de forma direta, todas as instituições.

31/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instituições filantrópicas podem oferecer apoio a alunos com deficiência

Escolas de cooperativas e de instituições filantrópicas podem ser incluídas no Prouni

Estado libera R$ 6,5 milhões para duas instituições filantrópicas de saúde da capital

Projeto ajuda entidades filantrópicas

CAE adia votação do projeto que substituiu a MP das Filantrópicas

Projeto de lei que substituiu MP das Filantrópicas tem votação adiada na CAE