Projeto beneficia deficientes com passe livre em aviões



As pessoas carentes portadoras de deficiência poderão ter passe livre em vôos comerciais interestaduais, se o Senado aprovar projeto do senador Lauro Campos (PDT-DF) destinado a atendê-las. O projeto considera carente o portador de deficiência que comprove renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.

Se aprovado, o benefício ficará restrito às viagens com extensão igual ou superior a 500 quilômetros, nas linhas comerciais regulares. O objetivo é limitar a concessão desse direito aos vôos regulares, para que o benefício não seja desvirtuado, dando acesso aos vôos fretados.

Na opinião de Lauro Campos, trata-se de medida justa e necessária, pois a lei atualmente contempla os deficientes apenas com facilidades nos transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário. Para o senador, a lei aparentemente ignora que as dimensões continentais do país impõem o uso do transporte aéreo. "E esse uso torna-se ainda mais impositivo no caso da pessoa portadora de deficiência, que precisa vencer longa distâncias", argumenta o senador em sua justificativa.

No entender de Lauro Campos, se o passageiro comum já sofre certos transtornos em viagens, "o que dizer daquele que apresenta limitações de ordem diversa para deslocar-se e daquele que, além disso, padece de carência financeira?". Para o senador, "não há dúvida de que este será condenado ao isolamento se o estado não intervir em seu auxílio".

Lauro Campos lembrou ainda que a Constituição reconhece a condição de maior vulnerabilidade desse cidadão, por isso prescreve a todos os entes federativos a competência de cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência, e de combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos desfavorecidos.



07/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Deficientes podem ter passe livre em companhia aérea

Programa Passe Livre para Deficientes será lançado na Assembléia

Projeto do passe livre recebe apoio do Conselho Nacional de Juventude

Projeto de Zambiasi beneficia deficientes visuais

Aprovado pela CAS projeto que beneficia deficientes

CAS examina projeto que beneficia idosos e deficientes