Projeto cria região administrativa integrada da Bacia do Rio Itabapoana



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve apreciar em uma de suas próximas reuniões projeto do senador Ricardo Santos (PSDB-ES) que cria a Região Administrativa Integrada da Bacia do Rio Itabapoana. O objetivo, segundo o senador, é desenvolver econômica e socialmente uma das regiões mais carentes do Sudeste brasileiro, que envolve 18 municípios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A proposta, que também tem o apoio dos senadores Gerson Camata (PMDB-ES), Paulo Hartung (PPS-ES), Nilo Teixeira Campos (PSDB-RJ) e Arlindo Porto (PTB-MG), institui linhas de crédito especiais para atividades consideradas prioritárias para o crescimento da região e cria projetos para melhorar a infra-estrutura de transporte, comunicação, eletrificação e saneamento dos municípios.

A iniciativa de Ricardo Santos também destina investimentos para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos de toda a região bem como, conforme observou, dá ênfase à melhoria da irrigação. Os setores produtivos e as áreas de educação, saúde e qualificação profissional também serão atendidos.

Para o senador, um programa especial para a Bacia do Rio Itabapoana, como o proposto, deverá desenvolver uma das regiões mais pobres do Sudeste do país. A seu ver, a região encontra-se totalmente desprovida de incentivos ao desenvolvimento, "apresentando estagnação econômica resultante de uma situação de quase abandono por parte de políticas públicas".

16/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARIA DO CARMO PEDE APOIO PARA PROJETO QUE CRIA REGIÃO ADMINISTRATIVA INTEGRADA

Papaléo comemora aprovação de projeto que cria Região Integrada de Desenvolvimento de Macapá e Santana

PROJETO CRIA REGIÃO ADMINISTRATIVA EM SERGIPE E ALAGOAS

Proposta cria Região Integrada de Desenvolvimento em Roraima

CCJ examinará incentivo para região do Itabapoana, no Sudeste

Ricardo Santos quer criar região de desenvolvimento integrado do Rio Itabapoana