MARIA DO CARMO PEDE APOIO PARA PROJETO QUE CRIA REGIÃO ADMINISTRATIVA INTEGRADA
Segundo Maria do Carmo, a proposta visa promover um pólo de desenvolvimento que integre municípios de Sergipe e de Alagoas, localizados no Baixo São Francisco, otimizando o aproveitamento do potencial instalado na região pelos pólos de fruticultura e piscicultura.
No lado sergipano, explicou a senadora, são produzidas frutas tropicais como coco, laranja, melão, banana, maracujá e atemoia (mistura de graviola com pinha). Maria do Carmo afirmou que o comércio de frutas tropicais é uma das atividades mais prósperas e de futuro mais promissor no mundo moderno, acrescentando que a fruticultura irrigada é o setor produtivo cujo desenvolvimento proporciona mais retorno por capital investido, em forma de emprego.
Já no lado alagoano, continuou Maria do Carmo, existe o pólo de aquicultura do Baixo São Francisco, um projeto desenvolvido pela Codevasf e com produção estimada de 250 mil toneladas/ano de pescado. Segundo a senadora, a piscicultura vem substituindo com vantagem a cultura do arroz. "A receita líquida do arroz é de R$ 752 por hectare/ano. No caso do peixe, passa para R$ 4.643 por hectare/ano", informou.
Com a criação da Região Administrativa Integrada (que poderá ser incluída no Eixo de Desenvolvimento do São Francisco, previsto no Plano Plurianual de Investimentos, período de 2000 a 2003), os estados e municípios poderão ser contemplados nos orçamentos da União e nas leis de Diretrizes Orçamentárias a partir de estratégias a serem adotadas pelo poder público federal, concluiu a senadora.
07/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto cria região administrativa integrada da Bacia do Rio Itabapoana
MARIA DO CARMO PEDE APOIO PARA PROJETOS QUE VISAM A RECUPERAÇÃO DE JOVENS VICIADOS
Maria do Carmo pede ao BNDES mais apoio ao Sergipe
MARIA DO CARMO PEDE APOIO A PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE JOVENS DROGADOS
MARIA DO CARMO PEDE ACELERAÇÃO DA QUEDA DOS JUROS E APOIO À AGRICULTURA
Papaléo comemora aprovação de projeto que cria Região Integrada de Desenvolvimento de Macapá e Santana