Projeto cria Sistema Nacional de Mobilização



O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (5), projeto de lei da Câmara (PLC 25/07) que dispõe sobre a mobilização nacional e cria o Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob). A matéria, de autoria da Presidência da República, vai à sanção.

A mobilização nacional, segundo a exposição de motivos do projeto encaminhado em 2003 pelo então Ministro de Estado da Defesa, José Viegas, consiste no "conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, desde a situação de normalidade, complementando a logística nacional, com o propósito de capacitar o país a realizar ações estratégicas no campo da Defesa Nacional para fazer face a uma agressão estrangeira".

Apesar de estar prescrito na Constituição federal como competência do Presidente da República, devidamente autorizado pelo Congresso Nacional, o mecanismo da mobilização nacional nunca foi regulamentado. O projeto aprovado pelo Senado estabelece o conceito, cria o Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) e estabelece todas as medidas necessárias à sua execução dentro do estado democrático de direito.

Amatéria foi relatada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP).



05/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova projeto que cria Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Tuma ressalta importância do sistema de mobilização nacional para a segurança do país

CCJ aprova criação de sistema de mobilização em caso de guerra ou ameaça à soberania nacional

Congresso promulga emenda que cria Sistema Nacional de Cultura

Menor infrator: aprovado texto que cria Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

Projeto que cria sistema de controle de acidentes de consumo passa na CAS