Projeto de Ademir garante recursos do BNDES para Norte, Nordeste e Centro-Oeste



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) examinará projeto de autoria do senador Ademir Andrade (PSB-PA) que modifica critérios para a aplicação de recursos administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). De acordo com o projeto, do total dos recursos administrados pelo BNDES 1% será reservado para a Região Norte, o mesmo percentual para o Centro-Oeste e 2% para a Região Nordeste. O projeto receberá decisão terminativa da CAE.

"A proposta tem como finalidade o estabelecimento de critérios justos de distribuição e aplicação dos recursos administrados pelo BNDES. Além disso, objetiva tornar o banco um poderoso instrumento de redução das desigualdades regionais", afirma o senador na justificativa da matéria.

Ademir argumenta que atualmente nenhuma lei disciplina a forma como os recursos são distribuídos pelo BNDES, que segue apenas seus próprios critérios para disponibilizá-los. O senador afirma que esta situação leva à distorções, lembrando que de 1995 a 2001 as Regiões Sul e Sudeste abocanharam mais de 77% dos recursos da instituição.



19/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Norte, Nordeste e Centro-Oeste poderão ter mais recursos do BNDES

CDR aprova mais recursos para Norte, Nordeste e Centro-Oeste

PEC que aumenta recursos para Norte, Nordeste e Centro-Oeste será examinada novamente pela CCJ

Quintanilha quer aprovação de emenda que aumenta recursos para o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste

Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberão recursos da venda de dívida polonesa com o Brasil

Proposta restringe aplicação dos recursos dos Fundos Constitucionais do Norte, Nordeste e Centro Oeste