Quintanilha quer aprovação de emenda que aumenta recursos para o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste



O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) defendeu a aprovação, pelo Senado, da proposta de emenda à Constituição que eleva de 3% para 4% a parcela do produto da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destinada aos fundos de financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo o senador, a aprovação da PEC representaria um incremento de recursos da ordem de R$ 830 milhões, a serem aplicados em projetos ligados à produção nas três regiões. A proposta, já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), deverá ser votada pelo Plenário ainda este mês, segundo informou o senador.

Leomar Quintanilha observou que os novos recursos a serem aplicados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste irão fortalecer a economia dos estados, além de gerar emprego e renda, amenizando as dificuldades por que passam as populações dessas regiões. Ele acrescentou que a aprovação da proposta representará importante passo para a redução dos chamados desequilíbrios regionais.

- Não é mais possível convivermos com a existência de dois brasis: um rico, com qualidade de vida comparável à de nações mais desenvolvidas, e outro pobre, com índices de desenvolvimento humano vergonhosos - protestou o senador.

21/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC que aumenta recursos para Norte, Nordeste e Centro-Oeste será examinada novamente pela CCJ

CDR aprova mais recursos para Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Projeto de Ademir garante recursos do BNDES para Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Norte, Nordeste e Centro-Oeste poderão ter mais recursos do BNDES

Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberão recursos da venda de dívida polonesa com o Brasil

Proposta restringe aplicação dos recursos dos Fundos Constitucionais do Norte, Nordeste e Centro Oeste