PROJETO DE CÂNDIDO FAVORECE QUEM ESPERA EM FILA DE BANCO



As agências bancárias deverão ser obrigadas a colocar caixas em número suficiente para que a clientela não fique mais que 20 minutos em dias normais e mais que 30 minutos em vésperas de feriado aguardando para ser atendida. Projeto nesse sentido, de autoria do senador Geraldo Cândido (PT-RJ), será examinado nos próximos dias pelas comissões de Economia e de Constituição, Justiça e Cidadania, onde será deliberado em caráter terminativo.
Cândido justificou sua iniciativa dizendo que é necessário impor limites a "esses banqueiros gananciosos que contam hoje com o aval do Estado, o qual deveria estar defendendo os interesses do público". Na opinião do senador, o Estado brasileiro "está hoje de mãos dadas com os grileiros do capital", razão por que o projeto servirá para defender aqueles que estão órfãos de proteção - o povo, usuários e funcionários dos bancos.
O texto de Cândido determina que o cliente de banco seja atendido em tempo razoável e que as agências bancárias informem ao público, em cartaz afixado na entrada do estabelecimento, a escala de trabalho do setor de caixas à disposição.
O projeto também dispõe que o controle do atendimento seja realizado mediante a emissão de senhas numéricas, emitidas pela instituição bancária, onde constarão nome e número da instituição, número da senha, data e horário de chegada do cliente e rubrica do funcionário da instituição.
O atendimento preferencial destinado aos maiores de 65 anos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência física ou com crianças de colo também será por meio de senha numérica e com a oferta de, no mínimo, 15 assentos ergometricamente corretos.
As sanções impostas aos bancos que descumprirem essas exigências vão desde advertência a multa de dez mil a 50 mil UFIRs e interdição do estabelecimento. Isso independentemente de outras ações penais que o caso requerer. As denúncias de usuários contra bancos que descumprirem essas normas deverão ser encaminhadas à Comissão de Defesa do Consumidor.

14/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fila de espera por atendimento oftalmológico é reduzida no País

Não há fila de espera para transplante de córnea na Grande SP e no litoral

Coração artificial ajudará pacientes na fila à espera de transplante

Seiscentas pessoas na fila de espera para terapia com cavalos

Saúde amplia rede de laboratórios regionais para zerar fila de espera por prótese dentária

Paim quer punir quem favorece pedofilia