Projeto de Carlos Wilson agrava pena para crime contra o erário



Está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Carlos Wilson (PTB-PE) que altera o Código Penal para submeter a regime exclusivamente fechado de prisão os autores de crimes contra o erário, a menos que tenham ressarcido o prejuízo. O texto será relatado pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM).

O mesmo projeto determina que, nesses crimes contra o erário, benefícios como a suspensão condicional da pena, a substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos e o abrandamento da pena só serão concedidos se houver o ressarcimento pleno e efetivo do prejuízo ao poder público.

De acordo com Carlos Wilson, esse projeto obrigará criminosos como Jorgina de Freitas e Nicolau dos Santos Neto, -e outros tantos que se tornaram notórios ao assaltar os cofres públicos, a cumprirem integralmente suas penas, caso não haja o ressarcimento ao erário do prejuízo decorrente de suas fraudes-.

O senador disse que, com esse projeto, deseja aperfeiçoar o Código Penal, que, embora ainda seja considerado moderno e eficiente, está em vigência há mais de 60 anos. Ele também disse que seu projeto possibilitará ao Tesouro Nacional recuperar recursos cada vez mais escassos que, -em última análise, pertencem não aos governantes, mas ao povo que confiou sua guarda - e não sua propriedade - por intermédio do pagamento de impostos, às autoridades públicas para sua aplicação no bem comum-.



10/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS PATROCÍNIO QUER ALTERAR PENA PARA CRIME CONTRA SAÚDE PÚBLICA

Carlos Wilson propõe aumento da pena para criminosos que aliciem menores

Está na CCJ projeto que reduz pena de quem comete crime contra filho usuário de drogas

Projeto de Carlos Wilson altera punição a crimes contra a administração pública

PROJETO DE PAULO SOUTO PREVÊ PENAS MAIS DURAS PARA CRIMES CONTRA O ERÁRIO

Aumento de pena para crime contra administração pública está na pauta da CCJ