Projeto de Demóstenes permite utilização da internet como veículo de comunicação oficial



A internet poderá passar a ser utilizada como veículo de comunicação oficial, a exemplo de outros órgãos de comunicação, como a televisão, os jornais e as emissoras de rádio. Projeto de lei nesse sentido, de autoria do senador Demóstenes Torres (PFL-GO), está sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e em seguida será votado pela Comissão de Educação (CE), em decisão terminativa.

Segundo Demóstenes, a proposta (PLS 323/06) tem o objetivo de promover uma cultura de transparência, já que a internet é de fácil acesso, possibilitando também o controle social da gestão pública. "Principalmente nos municípios onde não há publicação em jornais e se considera a matéria publicada em murais dentro da prefeitura, onde o povo, muitas vezes, não tem acesso por questões políticas e outras vezes nem se publica realmente o ato", explica Demóstenes, na justificação a seu projeto.

O senador por Goiás lembra que as três esferas do governo (Executivo, Legislativo e Judiciário) já perceberam a importância da internet para a divulgação dos seus atos e, por isso, já utilizam o meio digital com o objetivo de informar a sociedade de suas realizações. Como exemplos, Demóstenes cita várias leis, entre elas a que dispõe sobre a criação de homepage pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Essa norma (Lei 9.755/98) permite ao tribunal divulgar, via internet, vários dados, como os montantes dos tributos arrecadados pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios; os relatórios da execução orçamentária e o balanço consolidado das contas dos referidos entes públicos.

Demóstenes cita também como exemplos decretos que aumentaram, segundo sua avaliação, a importância da informação digital na área do governo federal, o Sistema de Envio Eletrônico da Imprensa Nacional (Incom) e a preocupação do Poder Legislativo com o tema, por meio de várias "iniciativas propondo a divulgação, via internet, de informações atinentes a matérias diversas".

"O projeto coaduna-se perfeitamente com a disposição atual dos Poderes da República e vem atender a um anseio da sociedade", acredita o senador.



26/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT vai analisar uso da internet como veículo de comunicação oficial

Internet poderá vir a ser utilizada como veículo de comunicação oficial

Internet poderá ser veículo de comunicação oficial dos três poderes

Institucionalização da internet para comunicação oficial será analisada na quarta

CE examina projeto que permite utilização do FGTS para pagamento de anuidade escolar

Aprovado projeto que pune crimes praticados com a utilização da Internet