PROJETO DE ESTEVÃO INSTITUI PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO PARA CARENTES



Para sistematizar a assistência a carentes em todo o Brasil, o senador Luiz Estevão (PMDB-DF) apresentou projeto de lei instituindo o Programa de Complementação Alimentar a família carentes (Proalimentar). O projeto está em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais, em caráter terminativo.
O Proalimentar consiste na distribuição diária de pão e leite à famílias carentes com crianças entre seis meses e seis anos, às mulheres gestantes e nutrizes, e na distribuição de uma cesta básica de alimento às famílias cuja renda familiar não seja superior a meio salário mínimo mensal.
O projeto autoriza o governo federal a celebrar convênios com estados, municípios e entidades assistenciais sem fins lucrativos, para o fornecimento de produtos a famílias carentes cadastradas.
Na justificação de seu projeto, Luiz Estevão lembra que muitos programas desse tipo tem sido implementados, mas de maneira desordenada, e às vezes com fins eleitoreiros e diz que "não se pode continuar a investir e alocar recursos para soluções paliativas, que venham a corrigir efeitos sociais de políticas pouco densas e esparsas". O objetivo de sua proposta, argumenta o senador, é a busca de soluções para a raiz do problema, com benefícios a serem alcançados a longo prazo.

17/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE LUIZ ESTEVÃO PROPICIA ALIMENTAÇÃO A CARENTES

Projeto institui programa de habitação para famílias carentes sustentadas por mulheres

Senadores aprovam projeto que institui programa de habitação para famílias carentes sustentadas por mulheres

Projeto de lei institui sistema de cotas para carentes e grupos étnicos

CAS VOTA PROJETO QUE INSTITUI O FUNDO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO

CAS VOTA PROJETO QUE INSTITUI O FUNDO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO