PROJETO DE HUGO NAPOLEÃO QUE PARCELA RESSARCIMENTO DE FÉRIAS VAI À CÂMARA



O Senado enviou hoje (dia 8) à Câmara dos Deputados projeto de lei do senador Hugo Napoleão (PFL-PI) prevendo que a antecipação da remuneração das férias será devolvida ao empregador em dez parcelas mensais e consecutivas, a partir do mês subseqüente ao do gozo das férias. O projeto foi aprovado, de forma terminativa, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e não foir oferecido recurso para sua apreciação pelo plenário.

Para Napoleão, a antecipação do pagamento das férias representa um instrumento que propicia os meios econômicos necessários para que os trabalhadores possam desfrutar de seu período de descanso. "A despeito de sua importância, o fato é que o ressarcimento dessa antecipação no mês imediatamente posterior ao do gozo das férias vem acarretando sérias dificuldades financeiras ao trabalhador", disse o senador na justificação da proposição.

Em seu parecer na CAS, o senador Bello Parga (PFL-MA) informou que, atualmente, o pagamento da remuneração de férias é feita de forma antecipada, até dois dias antes do início do respectivo período. "Por conseguinte, quando o trabalhadorretorna ao serviço, após os trintas dias de repouso, nada mais tem a receber, uma vez que o salário daquele mês já lhe foi antecipado, a título de férias", afirmou.

De acordo com o autor do projeto, a mudança não trará implicações econômicas desfavoráveis à empresa, visto que o pagamento será distribuído ao longo do exercício financeiro, em conformidade ao cronograma de férias do trabalhador.



08/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


HUGO NAPOLEÃO PROPÕE DEVOLUÇÃO DO ADIANTAMENTO DE FÉRIAS EM DEZ PARCELAS

Projeto parcela devolução de férias

Senadores destacam qualidades de Hugo Napoleão

Hugo Napoleão faz seu relato da 3ª Cúpula das Américas

Hugo Napoleão defende a manutenção da Sudene

HUGO NAPOLEÃO DIZ QUE AS PRIVATIZAÇÕES FORAM INEFICAZES